História do Curso de Letras

O processo de implantação do ensino superior no Brasil só aconteceu 3 séculos após a chegada dos portugueses. No início, apenas cursos para a formação de médicos no Hospital do Rio de Janeiro e cursos de Engenharia na Academia Real Militar eram disponibilizados. Esse atraso também deu-se devido ao processo de colonização, onde o monopólio era exercido também no setor de formação superior. Nessa ordem, a Universidade de Coimbra foi uma grande formadora de graduandos brasileiros, atendendo apenas à elite. 

Em 1931, foi promulgada uma reforma na educação de segundo grau, com o intuito de melhorá-la, pois encontrava-se em situação decadente. O pressuposto era democratizar a escola secundária, preparando o aluno para além dos estudos universitários, através de cursos complementares com duração de dois anos. 

Antes do surgimento das primeiras universidades de Letras, o ensino das línguas e das literaturas era autodidata. Salvo a experiência das escolas de Medicina, o país ainda não facilitava a criação do padrão universitário. Na década de 40 havia uma forte pressão pela expansão do ensino, onde os moldes existentes nas áreas da Filosofia, Ciência e Letras serviram como reflexo para a expansão das faculdades da Filosofia, Ciência e Letras. 

Por sua vez, a primeira faculdade de Letras no Brasil foi inaugurada por meio do Decreto 6.283 em 25 de Janeiro de 1934. Seguindo este mesmo ato, criou-se a Universidade de São Paulo (USP) e entre as faculdades figurou-se a Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, denominadas até os dias de hoje como FFLCH. 

No mesmo ano, foi criada a Universidade de Porto Alegre, integrada por faculdades de Filosofia, Ciência e Letras. A Pontifícia Universidade Católica(PUC) DE Minas Gerais, foi criada com a vinda das irmãs Dominicanas para o Brasil, onde a finalidade era instalarem colégios nos padrões franceses. Em 1944, um colégio já existente cresceu e em Belo Horizonte já ganhava a sua primeira Faculdade de Filosofia, Ciência e Letras. 

Com seu curso de Letras reconhecido, a Puc-Sp adentrou o cenário educacional brasileiro, facilitando o desenvolvimento do ensino e a formação de professores em nosso país. A partir daí, diversas faculdades consolidaram seus centros científicos, ganhando projeção nacional. 

Para Anísio Teixeira(1989), o Brasil era dotado de prestígio pelo poder e pela influência, além de uma classe intelectual que compactuava o amor pelas Letras. Nesse sentido, a finalidade dos cursos de Letras é preparar atuantes intelectuais da área para a aplicação de atividades voltadas para o domínio da língua-cultura, preparar candidatos ao magistério do ensino secundário, normal e superior, dentre outros exercícios que incluem a área.

Foto: USP, uma das primeiras universidades a inaugurar o curso de Letras no Brasil.


Saiba Mais: http://www.helb.org.br/index.php/revista-helb/ano-2-no-2-12008/106-as-primeiras-faculdades-de-letras-no-brasil
Compartilhe:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Curta a Fan Page

Receba novidades em seu Email!

OUÇA O CANAL "ASSIM FALOU A LITERATURA"

Tecnologia do Blogger.