Alunas do curso de Letras Língua Portuguesa e Literaturas participam do I CONALA

O I Congresso Nacional de Linguística Aplicada (I CONALA) e IV ENCONTRO NACIONAL DE FICÇÂO, DISCURSO E MEMÓRIA (IV ENAFDM) aconteceu entre os dias 21, 22 e 23 de novembro de 2018, na Universidade Federal do Maranhão (UFMA), Campus Dom Delgado. A realização deste encontro no Estado foi oportunidade ímpar de fomentar debates acerca do ensino de línguas e literatura em nível nacional. O objetivo do evento em parceria com o Grupo de Estudos e Pesquisas em Linguística Aplicada (GEPELA) e o Ficção Científica, Gêneros Pós-modernos e Representações Artísticas na Era Digital (FICÇA), foi pôr em evidência pesquisas que versem sobre esta temática e fomentar reflexões e discussões, propondo diálogos e parcerias entre instituições em âmbito regional, nacional e internacional.

Nossas queridas discentes Gabriela Lages Veloso e Letícia Rodrigues da Silva (ambas do 4º período do curso de Letras Língua Portuguesa e Literaturas - UEMA) estiverem presentes ao evento e apresentaram o trabalho intitulado: A ARGUMENTAÇÃO E A RETÓRICA NO SERMÃO DA SEXAGÉSIMA, DE PADRE ANTÔNIO VIEIRA: Uma abordagem para o letramento literário, sob a orientação da Profa. Me. Jeanne Sousa da Silva.

Este trabalho foi de extrema importância pois verificou-se que na última etapa do Ensino Médio os alunos do 3º ano precisavam desenvolver sua competência na produção de textos argumentativos, visando alcançar aprovação nos vestibulares. Essa tarefa, por vezes, tem sido um grande desafio para o aluno e para o professor, isso porque ao longo da escolarização, o alunado, em geral, tem pouco contato com a leitura do texto dissertativo, o que acarreta ao final do Ensino Médio uma série de dificuldades, dentre elas, a falta de competência para construir argumentos. Diante dessa realidade, o estudo adentrou no universo literário de Padre Antônio Vieira, encontrando no Sermão da Sexagésima um excelente material para ser trabalhado em sala de aula, com vistas a desenvolver a competência discursiva na produção textual do aluno/vestibulando, e consequentemente favorecer seu letramento, já que o texto literário, conforme Vera Teixeira de Aguiar (2006) é capaz de ampliar os horizontes de expectativa do leitor, bem como a sua percepção de mundo. Na análise dos elementos argumentativos e da retórica do referido Sermão, as alunas utilizaram como aporte teórico os estudos de Magda Soares (2016); Ângela Kleiman (2012); Rildo Cosson (2014), dentre outros, pelos conceitos sobre letramento literário e os métodos de abordagem desde texto em sala de aula.

Fale com a autora (fotos): gabriela.1668@gmail.com












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