Alunos dos cursos de Letras UEMA participam da XI SELET - UFMA

Entre os dias 03 a 07 de dezembro aconteceu na Universidade Federal do Maranhão, a XI Semana de Letras da UFMA. Com o tema “ENTRELAÇANDO OS FIOS DA LINGUÍSTICA, LITERATURA E DA GRAMÁTICA: um olhar para novos estudos sobre a lingua(gem)”, o evento objetivou fortalecer a formação profissional e ético-política dos estudantes de Letras através de reflexões, temas e debates que possibilitam a aplicação das diversas teorias linguístico-literárias estudadas, promovendo estratégias que estimulassem os estudantes a participarem das pesquisas de iniciação científica, além de promover debates sobre os desafios enfrentados na área de Letras, trazendo um retrato da realidade que reflete diretamente nos futuros professores. 

Nossos queridos discentes Jefferson Gomes Oliveira (8º período Letras Língua Portuguesa e Literaturas) e Matheus e Silva Fonseca (6º período Letras Língua Portuguesa, Língua Espanhola e Literaturas) estiveram presentes e contribuíram com suas pesquisas na área da Literatura e Linguística respectivamente.

O discente Jefferson Gomes de Oliveira, orientado pela Profa. Me. Venúzia Maria Gonçalves Belo, apresentou o trabalho intitulado A REPRESENTAÇÃO DA HOMOSSEXUALIDADE NO CONTO “TERÇA-FEIRA GORDA” DE CAIO FERNANDO ABREU.  A pesquisa fez uma análise acerca do conto “Terça-Feira Gorda”, de Caio Fernando Abreu, pretendendo-se caracterizar a homossexualidade na perspectiva histórico-social e suas relações com temas como a homofobia, além de descrever as representatividades sociais da homossexualidade presente na literatura brasileira e discutir as representações da homossexualidade no conto anteriormente citado. O discente utilizou como base para a produção da pesquisa, os trabalhos de Antônio Candido, Michael Focault, Judith Butler, Daniel Barbo e na abordagem da obra Morangos Mofados, no qual o conto a ser analisado faz parte. Além disso, foram usados como suporte outros campos da literatura (Teoria Literária e Ciências Sociais) que já versam sobre a temática da homoafetividade em outros contextos e que faz referência à literatura. Publicado na década de 80, no conto o autor evidencia o comportamento discriminatório e repressivo da sociedade, ao se deparar com um relacionamento homoerótico. Narrado em primeira pessoa, o escritor põe em destaque a voz de um personagem masculino que vivencia uma experiência erótica com outro homem. A atração sexual entre ambos se dá um baile de carnaval, o carnaval é uma festa pagã, em que por tradição, dá uma certa liberalidade, pois, essa é a tônica da festa. No entanto, nesse cenário, é que começam as primeiras manifestações de homofobia. Diante das interpretações suscitadas no conto Terça-Feira Gorda, de Caio Fernando Abreu, a pesquisa teve como objetivo analisar o modo de representação da homoafetividade, por entender que ainda carece de discussões a respeito de sua representação em contextos literários.
  Jefferson Gomes de Oliveira apresentando sua pesquisa 



Foto: Arquivo Pessoal, 2018.

O discente Matheus e Silva Fonseca, orientado pela Profa. Dra. Maria José Quaresma Vale, apresentou o trabalho entitulado ANÁLISE CRÍTICA DO DISCURSO “NOTA DE REPÚDIO À REDE GLOBO” À LUZ DO MODELO TRIDIMENSIONAL DE NORMAN FAIRCLOUGH
Segundo o autor, a nota de repúdio à Rede Globo, feita e divulgada pelo capitão da Polícia Militar de São Paulo e deputado federal pelo mesmo estado, Augusto, demonstra a revolta do referido contra a emissora, devido a supostos reiterados ataques impetrados pelo grupo da família Marinho ao aparelho repressor do Estado. A nota foi divulgada, logo após exibição pelo canal de televisão, no dia trinta de maio de dois mil e dezessete, de um episódio da telenovela Malhação, em que foi exibida uma cena em que dois jovens, sendo um negro e uma garota de ascendência asiática, eram parados por uma guarnição da Polícia Militar, e tratados de forma discriminatória por um dos policiais. O objetivo principal da análise crítica do discurso (ACD) e também da pesquisa foi desconstruir, em diferentes manifestações discursivas, questões de dominação, opressão, manipulação, discriminação, abuso de poder, questões que geram desigualdade social. Desse modo a análise crítica visa, também, expor as ideologias dos (as) produtores (as) de discurso a partir de suas práticas discursivas para, então, trabalhar na luta contra as desigualdades, com vistas a promover mudança social. Subjacente a esse objetivo está a crença, de que há uma relação intrínseca entre discurso e estrutura social. Tal crença implica que o discurso se relaciona a formas de poder (cf. Fairclough, 1989) e ainda a formas de continuidade ou mudança social (Fairclough, 1992, 2001). Essa perspectiva nos remete á concepção de que o discurso não é neutro, visto que ao se interligar a estruturas sociais, vincula o comportamento linguístico à ideologia. Portanto a pesquisa analisou o discurso do capitão buscando na materialidade linguística os exemplos que permitam a localização do discurso pensado e hipotetizado no texto do sujeito da enunciação. Buscar-se-á nos indícios discursivos, linguística e ideologicamente articulados, um ponto de entrada no processo discursivo operado pelo enunciador, que levará a identificação da filiação discursiva e, portanto, ideológica, por meio das imagens construídas e sustentadas no texto. As metodologias que foram utilizadas são a bibliográfica, qualitativa e hermenêutica. A pesquisa nos levou a reflexão sobre a crença de que o poder da linguagem está na sua característica constitutiva e que, de acordo com Fairclough (1985, 1992, 2001), principal expoente da ACD, a linguagem tanto constitui a sociedade que a regula quanto é constituída por ela, assim verificou-se quais práticas sociais foram reforçadas e legitimadas no discurso e quais foram, por esse mesmo meio, desafiadas.

Fale com os autores:

Jefferson Gomes de Oliveira
jheff_star16@hotmail.com

Matheus e Silva Fonseca
mfonseca3898@gmail.com

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