Fevereiro Roxo e Laranja é o mês de alerta sobre Alzheimer, lúpus, fibromialgia e leucemia

“Se não houver cura que, no mínimo, haja conforto”

Lúpus, fibromialgia e Alzheimer são 3 doenças que parecem não ter muito em comum. Contudo, elas se aproximam a partir de dois fatores: não possuem cura e são o tema do Fevereiro Roxo.

O que é o Fevereiro Roxo?

O Fevereiro Roxo é uma campanha de conscientização sobre doenças e a importância de fazer o correto diagnóstico e tratamento, que foca na conscientização sobre 3 doenças incuráveis: o Lúpus, a Fibromialgia e o Alzheimer. Todas são condições para as quais a medicina ainda não tem cura, mas o diagnóstico precoce ajuda a manter a qualidade de vida dos pacientes.

O mês de conscientização, então, pretende levar informações sobre as doenças, os sintomas e os tratamentos disponíveis.

Doença de Alzheimer

É uma das doenças que mais cresce em diagnósticos no mundo. Um estudo da Universidade Johns Hopkins aponta que, até 2050, mais de 100 milhões de pessoas terão Alzheimer.

O Alzheimer é uma doença que provoca perda da capacidade cognitiva, memória e demência por conta do acúmulo da proteína beta-amiloide no cérebro do seu portador, Atingindo especialmente os idosos .

Como as outras doenças combatidas no Fevereiro Roxo, o Alzheimer ainda não tem cura e o entendimento sobre o modo que afeta o organismo, apesar dos avanços dos últimos anos, continua sendo pouco.

Fibromialgia

A fibromialgia é uma doença reumatológica que acomete por volta de 3% da população brasileira, em sua maioria mulheres. A principal característica é uma dor muscular crônica e generalizada acompanhada de sintomas como fadiga, alterações de sono, memória e humor.

Infelizmente, a fibromialgia não tem cura e a medicina ainda não entende muito bem como a doença opera dentro do corpo humano.
Lúpus

O nome científico é “Lúpus Eritematoso Sistêmico” (LES) e é considerado uma doença inflamatória autoimune que pode afetar diversos órgãos e tecidos do corpo, como a pele, as articulações, os rins e o cérebro.

É considerada uma doença autoimune, pois ocorre quando o próprio sistema imunológico ataca tecidos saudáveis do corpo por engano.

Ainda não se sabe ao certo qual a causa e o que faz com que o sistema imunológico ataque os tecidos saudáveis do corpo, entretanto, estudos presentes na literatura médica e científica indicam que as doenças autoimunes podem acontecer devido a uma combinação de fatores hormonais, infecciosos, genéticos e ambientais.

Normalmente, a pessoa descobre que tem lúpus após ter uma crise desencadeada por algum desses gatilhos: A exposição à luz solar de forma inadequada e em horários inapropriados; infecções, que podem iniciar o lúpus ou causar uma recaída da doença;.

O lema do Fevereiro Roxo tem tudo a ver com as doenças sobre as quais quer conscientizar. Nenhuma das 3 (Doença de Alzheimer, Lúpus e Fibromialgia) tem cura.

Entretanto, o fato de uma doença não ter cura não significa que o portador não possa ter qualidade de vida.

É exatamente esse o gancho da campanha. Dar mais atenção ao bem-estar, mantendo uma rotina saudável, compartilhando informações e mostrando que o tratamento deve ser encarado como uma mudança necessária na vida do paciente.

Fevereiro laranja: um alerta sobre a leucemia

O Fevereiro Laranja é uma campanha focada na conscientização sobre a leucemia e a importância de se registrar como um doador de medula óssea.

A leucemia é um tipo de câncer que afeta os tecidos formadores de sangue, incluindo a medula óssea. Existem diversos tipos da doença, de crescimento rápido ou lento, que podem causar sintomas como fadiga, perda de peso, infecções frequentes e sangramento fácil.

O tratamento varia muito de pessoa para pessoa, sendo necessário, em alguns casos, a quimioterapia, radioterapia, transplante de medula óssea e transplante de células-tronco.


Texto extraído: Minuto Saudável 
Compartilhe:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Curta a Fan Page

Receba novidades em seu Email!

OUÇA O CANAL "ASSIM FALOU A LITERATURA"

Tecnologia do Blogger.