Aluna do Curso de Letras Língua Portuguesa da UEMA participa do I Seminário Interdisciplinar de História das Mulheres

Durante os dias 08 a 10 de outubro, o Centro Acadêmico Lagoa Amarela - Gestão "Adelina, a Charuteira" promoveu o I SEMINÁRIO INTERDISCIPLINAR DE HISTÓRIA DAS MULHERES no prédio do Centro de Ciências Humanas (CCH), Cidade Universitária Dom Delgado.  O encontro contemplou diversas temáticas relacionadas às mulheres enquanto sujeitos que possuem memória e história em diferentes espaços e épocas. 

Além do curso de Letras, o seminário apresentou pesquisas de docentes e discentes de diversas áreas, como Sociologia, Antropologia, Pedagogia, História e Serviço Social. A programação contou ainda com mesas-redondas, conferências, comunicações orais e minicursos. 

A discente Luana Kerly Alves Coelho (4º Período Letras PT/LIT) deixou sua contribuição com o trabalho intitulado: "A releitura do conto Perdoando Deus: marcas da condição feminina pelo olhar de Clarice Lispector". Segundo a autora, o trabalho teve/tem como objetivo propor uma releitura do Conto Perdoando Deus(1970), por um viés social. Buscou-se destacar a condição da personagem enquanto mulher, frente a questões impostas no dia a dia.

A escolha do conto de Clarice se deu em um primeiro momento pela condição da própria escritora, mulher, feminista e com um alto teor de criticidade em suas produções, seja direta ou indiretamente. Levando em consideração o contexto social, político e literário da época em que o conto foi escrito e trazendo para os dias atuais, tem-se a intenção de destacar questões pertinentes à existência da mulher como pessoa humana, livre, porém, em constante processo de "limitação", haja vista que um dos temas mais contemplados por Clarice, que justamente a experiência da liberdade "estava sendo uma coisa muito rara, livre"(p.41) que é uma busca incessante do ser no mundo e particularmente da mulher que sempre foi duplamente "aprisionada" sobretudo movida a paradigmas construídos socialmente.

O trabalho buscou/busca promover o destaque do grito feminino que ecoa, ganha força e se renova por meio de um movimento tão necessário, o movimento feminista.

Entre em contato com a Luana Kerly:
luanakerly2012@gmail.com

                                                                                                                                                                               Foto: Arquivo Pessoal




Compartilhe:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Curta a Fan Page

Receba novidades em seu Email!

OUÇA O CANAL "ASSIM FALOU A LITERATURA"

Tecnologia do Blogger.

Blog Archive