No Brasil, 15 de outubro é Dia do Professor!

Desde 1994, a Organização Mundial das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) reconhece o 5 de outubro como Dia Mundial dos Professores. Esta data é lembrada em muitos países. E No Brasil, 15 de outubro é Dia do Professor. A data relembra um decreto imperial de 1827, documento que criou o ensino público no país.

"O 15 de outubro faz alusão à criação das classes de primeiras letras no Brasil", porém as comemorações só tiveram início no século XX.


Entenda o motivo da data


Em 1520 um grupo de professores teve a ideia de interromper o ano letivo com um dia de folga fazendo uma pequena comemoração, em que houvesse o reconhecimento pelo trabalho realizado. A data 15 de outubro foi escolhida por estar distante dos períodos de férias escolares. No dia 14 de outubro de 1963 o então presidente João Goulart assinou o decreto nº 52.682 e criou o feriado escolar do Dia do Professor no Brasil.


O que dizia o decreto imperial de 1827 de Dom Pedro I?


- Criação de escolas de primeiras letras em todas as cidades, vilas e lugares mais populosos do Império.

- O artigo terceiro estipulava que os professores deveriam ter salários anuais de 200 mil-réis a 500 mil-réis (o que corresponde, hoje, a 1400 reais a 3.500 mil reais).

- O professor podia votar desde que tivesse renda líquida de 200 mil-réis por ano, participando de um dos estágios das eleições brasileiras, que eram feitas de maneira indireta.

- Os professores deveriam ensinar a ler, escrever, as quatro operações de aritmética, a prática de quebrados, decimais e proporções, as noções mais gerais de geometria prática, a gramática da língua nacional, e os princípios de moral crista e da doutrina da religião católica apostólica romana (naquela época o Estado era laico)

- As professoras eram chamadas de "mestras" e deveriam ter "reconhecida honestidade" (eufemismo para que não tivessem "vida promíscua")

- A didática era baseada em repetição e memorização e os castigos seriam praticados pelo "método de Lancaster".

Assim como hoje, a lei daquela época mostrava uma vontade do novo governo e não a realidade de fato. Tinha-se uma condição legal para a realização de um projeto de educação, porém não haviam recursos financeiros e materiais para que todas as demandas fossem solucionadas e as metas alcançadas. Hoje o Brasil já possui um melhor preparo para a formação de professores, mas no Império faltavam aqueles que poderiam trabalhar nesta formação. Hoje a Educação é pensada para todos, mas sob o decreto só tinham condições de acesso à educação a elite, já que neste momento a população deveria se concentrar no trabalho para atender suas necessidades básicas. A maior parte da população brasileira era composta por negros e pobres sendo assim, somente uma pequena parte da população teria acesso à educação.

No Brasil, 15 de outubro é Dia do Professor! Mas para nós do Centro Acadêmico, Dia do Professor é t-o-d-o-d-i-a. Nossas sinceras homenagens aos grandes mestres ficam entrelaçadas com essa linda declaração de Bráulio Bessa!





Saiba Mais: https://g1.globo.com/educacao/noticia/2018/10/14/mulheres-nao-devem-ensinar-matematica-o-que-dizia-o-decreto-imperial-que-inspirou-o-dia-do-professor.ghtml



Compartilhe:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Curta a Fan Page

Receba novidades em seu Email!

OUÇA O CANAL "ASSIM FALOU A LITERATURA"

Tecnologia do Blogger.

Blog Archive